Atividade de Prevenção da Obesidade - EEB Juracy Maria Brosig

Escola Profª Juracy Maria Brosig

Relatório – “Semana Saúde na Escola”

As professoras das Séries iniciais juntamente com a professora de Biologia (Silvana), reuniram-se e montaram um projeto “Nutrição”, que foi
hábitos de boa alimentação.
As professoras iniciaram o projeto passando um vídeo sobre alimentação saudável. Segundo os alunos o vídeo era muito divertido e eles adoraram.
As primeiras séries desenvolveram atividades como caça-palavras usando o nome de verduras e legumes, músicas, texto informativo sobre alimento orgânico, debates e exposição de bichinhos confeccionados com legumes e desenhos, além da realização de um pique-nique.
Nas segundas séries foi proposto o desenho “A Batalha dos vegetais”, composição plástica com legumes e frutas; a higienização de alimentos, o teatro de fantoches, mural com os grupos alimentares (energéticos, construtores e reguladores), gráficos e calendário, entre outras atividades.
História em quadrinhos, caricaturas, dobraduras, amigo secreto de frutas, confecção de cartões, elaboração de textos (depoimentos e histórias reais), mesa de frutas e preparação salada de frutas, mural sobre os alimentos saudáveis e pesquisa sobre dietas alimentares foram as ações desenvolvidas com os alunos das terceiras séries.
Já nas classes de quarta série e 5º ano foram promovidas reflexões e debates sobre alimentação saudável, construção da Pirâmide Alimentar ; mural sobre os princípios da alimentação saudável e pesquisa sobre dietas alimentares. Foram escritos textos e trabalho sobre nutrição.
No Ensino Médio a professora de Biologia, Silvana, trabalhou obesidade, diabetes, aneroxia e bulimia.
A professora usou recursos como vídeos, internet e aula expositiva.
Foi feito uma técnica:
  • Foi entregue aos alunos papéis com nome de alimentos que deveriam ser pontuados;
  • Os alunos circularam entre eles com música. Quando a música parava os alunos copiavam o alimento que o amigo tinha.
  • No final, cada um fez a soma de seus alimentos e foi discutido na sala quanto se consome e qual a necessidade real e o tipo de alimento que é consumido.
  • Também foi feita a relação entre os alimentos inadequados e as doenças.

  • Ao final do projeto cada dupla fez um panfleto sobre alimentação saudável.

O que é alimentação saudável?
Depois de muita pesquisa, os estudantes descobriram que alimentação saudável é a dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. A dieta saudável deve ter todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, e alternar as cores dos alimentos, é outra dica fundamental. Um prato bem colorido, reunindo vitaminas e sais minerais, também pode ser sinônimo de qualidade.







Nenhum comentário:

REALIZE UMA CAPACITAÇÃO, PALESTRA OU OFICINA SOBRE INDISCIPLINA, BULLYING E ATO INFRACIONAL:

Precisa de Ajuda?